Na segunda metade do século XVI, após o Império Português do Oriente sofrer um colapso, criou-se nos portugueses um desejo de uma "regeneração" nacional, com o objectivo de levar o país progredir tanto como os restantes países da Europa.
Surge então o liberalismo em Portugal .
A regeneração foi o período da vida politica portuguesa que decorreu entre 1857 até ao final do século XX.
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Fontes Pereira de Melo |
Teve como objectivo estabelecer de forma definitiva o liberalismo em Portugal e para tal adoptou os princípios estabelecidos na Carta Constitucional de 1826, introduzindo-lhe as necessárias reformas pelo Acto Adicional de 1852.
O programa político regenerador tinha como objectivo fomentar o crescimento económico e ultrapassar os constrangimentos de natureza política e institucional que tinham impedido o país de se aproximar dos níveis de desenvolvimento da Europa.
Para cumprir esses objectivos, primeiramente fizeram aprovar o Acto Adicional de 1852 à Carta Constitucional de 1826 e desvalorizaram a actividade parlamentar e a disputa político-partidária. Em segundo lugar, foi o fomento do crescimento económico, centrando no fontismo, levado a cabo por Fontes Pereira de Melo( um engenheiro chamado para chefiar o Ministério das Obras Públicas, Comércio e Indústria), que se dedicou ao desenvolvimento dos transportes e meios de comunicação que considerava serem as indra-estruturas fundamentais do progresso económico e da modernização para Portugal.
A construção rodoviária, foi o primeiro grande investimento do fontismo, pois passaram de 218km para 678km de extensão e em 1884 já ultrapassavam os 9000km.
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Ponte D.Maria Pia (1877). |
Também implementou a revolução ferroviária e a primeira via-férrea foi inaugurada pelo rei D.Pedro V em 28 de Outubro de 1856.
Mais tarde, em 1864, consumava-se a ligação á leste e á linha do norte.
Portanto, até ao fim do século, todo o país ficou unido pela rede ferroviária.
Indispensável para o êxito da circulação rodoviária e ferroviária, foram as pontes por isso em 1877, foi inaugurada a ponte D.Maria Pia, em 1878 a ponte de Viana do Castelo... E mais tarde a ponte rodoviária de D.Luís e a ponte de Valença que uniu Portugal á Galiza.
Para intensificar a revolução dos transportes, os portos de mar, como o de Leixões que deu inicio á sua construção e o de Lisboa que foi melhorado.
Já para modernizar as comunicações, procederam á introdução do telégrafo, do telefone e ás reformas nos correios .
Todas estas mudanças, resultaram na criação de um mercado nacional único, no melhoramento e na modernização das vias e dos meios de comunicação, garantindo assim o abastecimento uniforme.
Com a libertação de capitais, mão-de-obra e recursos produtivos, a industria e a agricultura desenvolveram-se.
Este período durou 17 anos, acabando com a revolta da Janeirinha em 1868. Fonte: Couto, C.; Rosas, M A; (2009) "O tempo da História" - 3ª Parte - História A 11º ano. Porto: Porto Editora;
Wikipédia.
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